Podcast: entrevista com a vice-prefeita e a secretária de educação

Professora Bruna Aparecida Gasparelo, 5º Ano A. Escola Rural Municipal São Braz.

No decorrer de nossas aulas é comum surgirem dúvidas e perguntas curiosas por parte dos estudantes da turma. Dessa forma, em um momento de estudos surgiu o questionamento “Qual é o papel das autoridades de nossa cidade?”.

Partindo dessa curiosidade dos estudantes, somada à sugestão do projeto Vamos Ler, nos inspiramos a criar algo especial, um podcast. Várias autoridades foram citadas como sugestão de entrevista, mas as escolhidas foram a secretária de educação: Cláudia Maria Portela e a vice-prefeita Ivonete Gobel Costa.

A partir de então, nos organizamos e agendamos as datas com as referidas autoridades. Em sala, trabalhamos em grupos para elaborar as questões das entrevistas, sendo abordadas temáticas como: a função que desempenham em seu cargo, como é a rotina de trabalho, o que lhe deixam feliz, o que mais gostam e menos gostam em sua rotina, bem como, os sonhos que possuem para o nosso município e também o que gostariam que as crianças de Ipiranga aprendessem.

Todos os questionamentos foram elaborados através das sugestões dos estudantes, pois além de sanar as principais dúvidas deles o objetivo era colocá-los como protagonistas da atividade, desenvolvendo o senso crítico e a oralidade. Também nos organizando separando as perguntas que seriam feitas por cada um deles.

No dia marcado, nos dirigimos para as dependências da Prefeitura Municipal onde fomos recepcionados pela vice-prefeita Ivonete Gobel Costa, a mesma conduziu uma visita guiada ao gabinete explicando as principais atividades desenvolvidas neste local.

Em seguida, com a ajuda da equipe de mídias sociais de nosso município, iniciamos a gravação do podcast. Durante a realização deste, os alunos conseguiram perceber que a rotina da secretária de educação e da vice-prefeita é bem atribulada, com muitas responsabilidades. Ao mesmo tempo que, permite que elas estejam próximas aos cidadãos do nosso município, podendo ouvi-los e ajudá-los, bem como, sonham em tornar a nossa cidade um lugar melhor ainda. Salientaram aos estudantes que gostariam de que eles estivessem cientes das melhorias que estão sendo realizas em nosso município, além de, estudar, ser felizes e gratos, pois quanto mais agradecemos mais coisas boas nos acontecem.

Sem dúvida, foi uma experiência única na vida de cada aluno, proporcionando a eles uma aprendizagem significativa e a construção de memórias. A ideia principal foi promover conversas com representantes locais, para que os alunos compreendessem melhor a dinâmica da cidade, desenvolvessem o pensamento crítico e se identificassem como cidadãos ativos e participativos. Quem sabe assim, plantamos também a semente de novas lideranças para o futuro.



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana dos Verbos

Aprendendo a Superar a Procrastinação: Desafios e descobertas no 4º ano

Impacto das emoções no aprendizado