TRABALHO INFANTIL
Professor Solano José Teles, 4° ano. Escola Rural Municipal São Braz.
As atividades iniciaram com uma palestra com a Psicóloga Tatiane Karoline Guerlinger, em parceria com o projeto do Ministério Público do Trabalho, que veio até a escola esclarecer para os alunos sobre a configuração de exploração do trabalho infantil por meio de um adulto tirar vantagem sobre o trabalho de uma criança; atividade que exponha à criança a situações de perigo; algo que atrapalhe no rendimento escolar ou privação do indivíduo de brincar.
Na aula seguinte foi relembrado o conto da Cinderela, um clássico que foi transmitido por meio da oralidade por diferentes gerações e que foi organizado pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Essa história sofreu várias adaptações conforme as culturas que foram transmitidas, entretanto se comparados aos dias atuais, estaria configurado como exploração por parte da madrasta da Cinderela, já que a menina fazia os trabalhos domésticos, ficava enclausurada, sem contato com a vida social da comunidade, enquanto a madrasta e suas filhas biológicas eram incapazes de auxiliar a pobre menina.
A preocupação do Ministério do Público do trabalho é combater a perca de direito do acesso aos estudos e a criança de livre brincar, já que encontramos casos nem tão isolados assim, nas cidades maiores, onde encontramos uma criança que veio do interior para “ajudar no trabalho de casa”, em troca de dar casa, comida e talvez estudo.
Dando continuidade aos trabalhos, os alunos refletiram sobre a possível exploração, e foram convidados a escrever um texto em forma de conto e abordaram o tema sobre a exploração do trabalho infantil. Os alunos então desenvolveram seus enredos. Na sequência foi estabelecido uma mesa julgadora, onde foi escolhido a melhor história.
As atividades iniciaram com uma palestra com a Psicóloga Tatiane Karoline Guerlinger, em parceria com o projeto do Ministério Público do Trabalho, que veio até a escola esclarecer para os alunos sobre a configuração de exploração do trabalho infantil por meio de um adulto tirar vantagem sobre o trabalho de uma criança; atividade que exponha à criança a situações de perigo; algo que atrapalhe no rendimento escolar ou privação do indivíduo de brincar.
Na aula seguinte foi relembrado o conto da Cinderela, um clássico que foi transmitido por meio da oralidade por diferentes gerações e que foi organizado pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Essa história sofreu várias adaptações conforme as culturas que foram transmitidas, entretanto se comparados aos dias atuais, estaria configurado como exploração por parte da madrasta da Cinderela, já que a menina fazia os trabalhos domésticos, ficava enclausurada, sem contato com a vida social da comunidade, enquanto a madrasta e suas filhas biológicas eram incapazes de auxiliar a pobre menina.
A preocupação do Ministério do Público do trabalho é combater a perca de direito do acesso aos estudos e a criança de livre brincar, já que encontramos casos nem tão isolados assim, nas cidades maiores, onde encontramos uma criança que veio do interior para “ajudar no trabalho de casa”, em troca de dar casa, comida e talvez estudo.
Dando continuidade aos trabalhos, os alunos refletiram sobre a possível exploração, e foram convidados a escrever um texto em forma de conto e abordaram o tema sobre a exploração do trabalho infantil. Os alunos então desenvolveram seus enredos. Na sequência foi estabelecido uma mesa julgadora, onde foi escolhido a melhor história.
Comentários
Postar um comentário