Gincana dos Verbos

AUTORA
Professora Marciele Kruger Bittencourt, 4º ano A

O conteúdo de verbo foi o tema da “Gincana” realizada pela Professora Marciele Kruger Bittencourt com os seus alunos do 4º ano A da Escola Rural Municipal São Braz, em Ipiranga-PR, para que de uma forma lúdica pudessem aprimorar o conteúdo.

Organizei a gincana com toda a turma que foi dividida em duas equipes, coloquei uma caixa na frente da sala com alguns papéis dentro, escrito um verbo e uma pergunta sobre o tempo verbal do mesmo, (ex: futuro do verbo estudar), além disso, deveriam elaborar uma frase com este verbo. Um por vez foram até a caixa, sortearam um papel e responderam o que estava pedindo, assim em todas as respostas certas somavam pontos para a sua equipe.

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima. Atividades assim são chamativas e deixam de ser masasantes, os alunos gostam e ao mesmo tempo aprendem com mais facilidade. No decorrer da atividade percebi que eles foram assimilando o conteúdo de uma forma prazerosa, pois a gincana é um aliado no processo de ensino-aprendizagem.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roda de leitura

Gratidão é tema de vídeoaula do Vamos Ler e Continental