Amor próprio
Professora Bruna Aparecida Gasparelo, 5º Ano A. Escola Rural Municipal São Braz.
Os alunos do 5º Ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, iniciaram as atividades da tarde, assistindo a videoaula “Amor próprio” elabora pelo projeto Vamos Ler em parceria com a Unimed PG e praticaram o exercício de respiração exposto no vídeo. A partir da temática abordada, realizamos uma roda de conversa destacando que haverá dias bons e ruins e principalmente, que não estamos sozinhos, temos familiares e amigos com quem podemos contar. Também conversamos, que precisamos ter um tempo para nós, fazer atividades que gostamos e nos deixam felizes, destacando que o brincar é uma delas.
Dando continuidade, a partir das sugestões de atividades expostas na videoaula, os alunos foram convidados a elaborar um desenho representando um momento de alegria e diversão que passaram recentemente, com os amigos e família. Após concluir suas ilustrações, cada estudante apresentou-a para os demais colegas de classe. Nesta etapa, compartilhamos boas histórias, onde foram ilustrados momentos como: casamento, jogos escolares, pescaria, rodeio, passeios e viagens, além de conversa com os amigos.
Através da atividade, foi possível estimular a criatividade e a imaginação, bem como, valorizar as experiências pessoais, a convivência em família e entre amigos, incentivando a partilha de sentimentos positivos, a recordação de bons momentos e o fortalecimento de vínculos afetivos que estão diretamente relacionados com o amor próprio.
Em seguida, realizamos a dinâmica do “Desafio Unimed PG: qual a sua qualidade preferida?”. Neste instante, cada estudante foi convidado a olhar para si mesmo e pensar em suas qualidades, em especial, deveria pensar em sua qualidade preferida e escrevê-la em um coração que foi entregue pela professora.
Este foi um instante de reflexão, onde os estudantes relataram que é mais fácil indicar a qualidade do outro do que a de si mesmo, pois muitas vezes não temos o hábito de olhar para as nossas particularidades. Após, gravamos um pequeno vídeo onde cada aluno compartilhou sua qualidade favorita, obtendo respostas como: aventureiro, fiel, humilde, bondoso, simpática, calma, entre outros. Ressalto que foi uma experiência muito interessante, observar os alunos concordando entre si, acerca das qualidades escolhidas e, apontando outras qualidades que os colegas possuem.
Valorizar as próprias qualidades ajuda a acreditar em si mesmo, a enfrentar desafios e também a respeitar e valorizar os outros. Isso faz bem para a autoestima e é uma forma de cultivar o amor próprio. Sem dúvidas, a videoaula contribuiu positivamente para o crescimento pessoal de cada estudante, pois todas as vezes que trabalhamos com reflexões acerca de si mesmo, estamos contribuindo para uma formação integral.
Os alunos do 5º Ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, iniciaram as atividades da tarde, assistindo a videoaula “Amor próprio” elabora pelo projeto Vamos Ler em parceria com a Unimed PG e praticaram o exercício de respiração exposto no vídeo. A partir da temática abordada, realizamos uma roda de conversa destacando que haverá dias bons e ruins e principalmente, que não estamos sozinhos, temos familiares e amigos com quem podemos contar. Também conversamos, que precisamos ter um tempo para nós, fazer atividades que gostamos e nos deixam felizes, destacando que o brincar é uma delas.
Dando continuidade, a partir das sugestões de atividades expostas na videoaula, os alunos foram convidados a elaborar um desenho representando um momento de alegria e diversão que passaram recentemente, com os amigos e família. Após concluir suas ilustrações, cada estudante apresentou-a para os demais colegas de classe. Nesta etapa, compartilhamos boas histórias, onde foram ilustrados momentos como: casamento, jogos escolares, pescaria, rodeio, passeios e viagens, além de conversa com os amigos.
Através da atividade, foi possível estimular a criatividade e a imaginação, bem como, valorizar as experiências pessoais, a convivência em família e entre amigos, incentivando a partilha de sentimentos positivos, a recordação de bons momentos e o fortalecimento de vínculos afetivos que estão diretamente relacionados com o amor próprio.
Em seguida, realizamos a dinâmica do “Desafio Unimed PG: qual a sua qualidade preferida?”. Neste instante, cada estudante foi convidado a olhar para si mesmo e pensar em suas qualidades, em especial, deveria pensar em sua qualidade preferida e escrevê-la em um coração que foi entregue pela professora.
Este foi um instante de reflexão, onde os estudantes relataram que é mais fácil indicar a qualidade do outro do que a de si mesmo, pois muitas vezes não temos o hábito de olhar para as nossas particularidades. Após, gravamos um pequeno vídeo onde cada aluno compartilhou sua qualidade favorita, obtendo respostas como: aventureiro, fiel, humilde, bondoso, simpática, calma, entre outros. Ressalto que foi uma experiência muito interessante, observar os alunos concordando entre si, acerca das qualidades escolhidas e, apontando outras qualidades que os colegas possuem.
Valorizar as próprias qualidades ajuda a acreditar em si mesmo, a enfrentar desafios e também a respeitar e valorizar os outros. Isso faz bem para a autoestima e é uma forma de cultivar o amor próprio. Sem dúvidas, a videoaula contribuiu positivamente para o crescimento pessoal de cada estudante, pois todas as vezes que trabalhamos com reflexões acerca de si mesmo, estamos contribuindo para uma formação integral.
Comentários
Postar um comentário