Impacto das emoções no aprendizado
Professora Bruna Aparecida Gasparelo, 5º Ano A. Escola Rural Municipal São Braz.
O impacto das emoções no aprendizado foi o tema de estudos dos alunos do quinto ano A da Escola Rural Municipal São Braz. Iniciamos, assistindo a videoaula elaborada pelo projeto Vamos Ler em parceria com o Instituto Mundo Melhor, que abordava dicas e conceitos sobre a real influência das emoções em nossa rotina de estudos, assunto este inerente ao cotidiano dos estudantes.
Tento como elemento disparador a videoaula, os alunos foram separados em trios onde realizaram um debate sobre o que consideram mais interessante, bem como, conversaram sobre como podemos nos ajudar na busca por uma rotina de estudos mais eficaz. Após o momento de troca, os trios apresentaram suas conclusões para os colegas, elencando situações como: a importância de estudar todos os dias, ajudar os colegas, prestar atenção nas aulas, fazer as tarefas e emprestar o caderno para os alunos que faltaram, situações essas que contribuem para possamos diminuir a ansiedade e o medo, além de aumentar a confiança e exercitar a empatia.
Dando continuidade, formamos um semicírculo para a realização da dinâmica “Uma emoção para cada situação”. Nesta, um aluno por vez, sorteava uma emoção e relatava para a turma qual momento do nosso ano letivo lhe despertou tal sensação, alguns exemplos foram: entusiasmo para aprender a receita das trufas, alegria quando tem aula do Vamos Ler, ansiedade quando vamos fazer avaliações externas e frustação quando não obtém uma boa nota. Após, para findar este momento, realizamos uma técnica de relaxamento, conforme sugestão da videoaula.
Em seguida, no caderno, seguindo as explicações dadas pela terapeuta Maria Angélica, elaboramos uma lista com dicas para equilibrar as emoções. Através da atividade praticamos a escrita e também relembramos o que foi explicado na videoaula. Cada estudante também escreveu um parágrafo sobre o que aprendeu através, sendo possível notar que todos compreenderam que a alegria, o entusiasmo e a curiosidade ajudam no aprendizado, enquanto a tristeza, o tédio e a ansiedade fazem o contrário.
Finalizamos esse momento de estudo, com cada aluno escrevendo um bilhete de incentivo para o colega, buscando assim reforçar as boas emoções, demostrar empatia e disposição para que juntos construam uma rotina de estudos eficaz. Após a confecção dos bilhetes cada um entregou para o colega escolhido, sendo um momento de muita alegria e entusiasmo.
Sem dúvidas, a videoaula agregou muitas informações para cada um que participou. Possibilitou aos estudantes fazer uma reflexão sobre a forma e importância que dão as suas emoções diante da rotina de estudos. Sabemos que muitas vezes, o medo e a ansiedade se fazem presente, em especial, durante as avaliações. Dessa forma, reforçar a eles hábitos e atitudes que visam controlar tais emoções e trazer à tona a confiança, implica diretamente na molhara dos resultados alcançados.
O impacto das emoções no aprendizado foi o tema de estudos dos alunos do quinto ano A da Escola Rural Municipal São Braz. Iniciamos, assistindo a videoaula elaborada pelo projeto Vamos Ler em parceria com o Instituto Mundo Melhor, que abordava dicas e conceitos sobre a real influência das emoções em nossa rotina de estudos, assunto este inerente ao cotidiano dos estudantes.
Tento como elemento disparador a videoaula, os alunos foram separados em trios onde realizaram um debate sobre o que consideram mais interessante, bem como, conversaram sobre como podemos nos ajudar na busca por uma rotina de estudos mais eficaz. Após o momento de troca, os trios apresentaram suas conclusões para os colegas, elencando situações como: a importância de estudar todos os dias, ajudar os colegas, prestar atenção nas aulas, fazer as tarefas e emprestar o caderno para os alunos que faltaram, situações essas que contribuem para possamos diminuir a ansiedade e o medo, além de aumentar a confiança e exercitar a empatia.
Dando continuidade, formamos um semicírculo para a realização da dinâmica “Uma emoção para cada situação”. Nesta, um aluno por vez, sorteava uma emoção e relatava para a turma qual momento do nosso ano letivo lhe despertou tal sensação, alguns exemplos foram: entusiasmo para aprender a receita das trufas, alegria quando tem aula do Vamos Ler, ansiedade quando vamos fazer avaliações externas e frustação quando não obtém uma boa nota. Após, para findar este momento, realizamos uma técnica de relaxamento, conforme sugestão da videoaula.
Em seguida, no caderno, seguindo as explicações dadas pela terapeuta Maria Angélica, elaboramos uma lista com dicas para equilibrar as emoções. Através da atividade praticamos a escrita e também relembramos o que foi explicado na videoaula. Cada estudante também escreveu um parágrafo sobre o que aprendeu através, sendo possível notar que todos compreenderam que a alegria, o entusiasmo e a curiosidade ajudam no aprendizado, enquanto a tristeza, o tédio e a ansiedade fazem o contrário.
Finalizamos esse momento de estudo, com cada aluno escrevendo um bilhete de incentivo para o colega, buscando assim reforçar as boas emoções, demostrar empatia e disposição para que juntos construam uma rotina de estudos eficaz. Após a confecção dos bilhetes cada um entregou para o colega escolhido, sendo um momento de muita alegria e entusiasmo.
Sem dúvidas, a videoaula agregou muitas informações para cada um que participou. Possibilitou aos estudantes fazer uma reflexão sobre a forma e importância que dão as suas emoções diante da rotina de estudos. Sabemos que muitas vezes, o medo e a ansiedade se fazem presente, em especial, durante as avaliações. Dessa forma, reforçar a eles hábitos e atitudes que visam controlar tais emoções e trazer à tona a confiança, implica diretamente na molhara dos resultados alcançados.
Comentários
Postar um comentário