Aprendendo a Superar a Procrastinação: Desafios e descobertas no 4º ano

Professora Jucimara de J. Lima Travensoli, 4º Ano A. Escola Rural Municipal São Braz.

Os alunos do 4º ano A da Escola Rural Municipal São Braz vivenciaram uma experiência enriquecedora e inspirada no tema da procrastinação. Em uma série de atividades práticas e dinâmicas, exploramos juntos o conceito de adiar tarefas e discutimos maneiras simples e estratégias de vencer este tema, geralmente associado ao cotidiano adulto, foi abordado de forma adaptada, tornando o aprendizado envolvente e próximo da realidade das crianças.

Iniciamos a atividade com a exibição de uma videoaula criada pelo projeto Vamos Ler em parceria com o Instituto Mundo Melhor. O vídeo, de formato visual e acessível, destacou a importância de não adiar nossos compromissos e trouxe exemplos práticos de como podemos aumentar nossa produtividade. Após o vídeo, fizemos uma roda de conversa, onde os alunos compartilharam suas percepções e identificaram situações em que costumam procrastinar, como nas tarefas de casa e nas atividades escolares. Muitos consideraram que, apesar de parecer difícil, é possível vencer a vontade de adiar as tarefas.

Em seguida, realizamos uma atividade prática chamada 'Desafio da Tartaruga e do Coelho'. Divididos em grupos, os alunos receberam uma tarefa curta, mas com um desafio: enfrentar várias distrações, como convites para conversar ou brincar (representando as tentativas do dia a dia). Ao final, refletimos sobre como esses incômodos dificultaram a conclusão da tarefa. Os alunos aprenderam que manter o foco não é fácil, mas se organizar pode ser uma chave para realizar mais e melhor.

Logo após, aplicamos em sala a Técnica Pomodoro, também sugerida na videoaula. Expliquei que essa técnica consiste em trabalho focado por 25 minutos (o 'Pomodoro'), sem interrupções, seguido de uma pausa de 5 minutos. Fizemos uma simulação, e eles adoraram a ideia de dividir o tempo em blocos focados! Vários alunos comentaram que irão tentar usar o Pomodoro em casa, especialmente para as tarefas mais difíceis.

Para consolidar o aprendizado, cada aluno criou sua própria lista de tarefas usando cartões coloridos. Na sala, montamos uma 'Caixa de Foco', onde eles podem registrar suas tarefas concluídas, metas alcançadas ou habilidades trabalhadas. Finalizamos a aula com uma roda de reflexão, onde os alunos compartilharam as técnicas que mais gostaram e as estratégias que pretenderam adotar.

Essas atividades mudaram a visão dos alunos sobre a procrastinação, mostrando que, com pequenos passos e disciplina, eles podem vencer as distrações e aumentar a produtividade. Foi gratificante ver a entusiasmo e o engajamento de cada um. Tenho certeza de que essas lições ficarão marcadas, ajudando nossos alunos a se tornarem mais organizados, focados e produtivos. Essa experiência, sem dúvida, ficará na memória de todos nós.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana dos Verbos

Gratidão é tema de vídeoaula do Vamos Ler e Continental

A Magia da Porcentagem