Ferramentas agrícolas

AUTORA
Professora Marciele Kruger Bittencourt, 4º ano A

Os alunos do 4º ano A da Escola Rural Municipal São Braz, em Ipiranga-PR, desenvolveram uma atividade que focou na evolução das ferramentas agrícolas. Foi trabalhado o conteúdo “A História da humanidade”, através do livro didático do aluno vimos os mitos de criação e as teorias científicas que buscam explicações para o surgimento dos seres humanos.

Aproveitamos o momento para observar o mapa sobre as possíveis rotas que o ser humano usou para chegar à América. Com a necessidade de sobrevivência esses seres nômades e sedentários tiveram que cultivar as terras para produzir o próprio alimento.

Partindo desta premissa incentivei os alunos a realizar uma entrevista em forma de vídeo com uma pessoa da família, questionando sobre como era às ferramentas antigamente e se houve evoluções destas com o decorrer dos anos, os alunos se sentiram verdadeiros repórteres e a família adorou participar da atividade, visto que nossa comunidade escolar é totalmente rural e todos puderam mostrar algumas ferramentas que possui e que talvez nem usem mais como o avanço dos maquinários agrícolas, depois de gravado a entrevista os alunos apresentaram os trabalhos para professora, colegas, direção e coordenação em sala de aula, assistindo as gravações e comentado como foi à realização do trabalho, quem eles escolheram para ser entrevistado e como foi sua experiência de entrevistador.

Finalizadas as apresentações, em uma roda de conversa concluímos que até o Século XVIII, a agricultura utilizava ferramentas rudimentares, fabricadas de forma artesanal em madeira e ferro. No entanto, com o crescimento da população urbana e o aumento da necessidade de alimentos, surgiu a demanda por maior aproveitamento da produção agrícola.

Na modernização das lavouras, destaca-se a aplicação da mecanização nos processos produtivos, motivado pelo cultivo de grandes áreas e escassez de mão de obra. Para garantir uma maior produtividade, pouco a pouco foi sendo feita a substituição da mão de obra humana por alternativas. Primeiramente foi substituída pela força animal, em seguida pelas forças motorizadas a vapor e posteriormente pela força de motores de combustão interna. Isto só se tornou possível através do melhoramento da eletrônica e sua inserção mais intensa nas atividades agronômicas facilitando cada vez mais o trabalho do campo para produção.











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