Aula saborosa
Professora Jucimara de Jesus Lima Travensoli, 4º ano A. Escola Rural Municipal São Braz
Os alunos do 4° ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, participaram de uma experiência bastante saborosa, envolvendo barras de chocolate para descobrirem na prática o que são frações.
Pensando na melhor forma de trabalhar o conteúdo que é de difícil entendimento dos alunos trouxe para a sala de aula a ideia de trabalhar as frações com barras de chocolate. A intenção principal era que os alunos aprendessem a identificar que as frações são na verdade um todo dividido em partes iguais. Sendo assim, primeiramente pedi para os alunos formarem duplas e entreguei para cada dupla uma barra de chocolate. Feito isso, os alunos primeiramente teriam de dividir aquela barra “o todo” em duas partes iguais, formando a fração ½. Conversei com eles e expliquei que cada metade da barra era uma parte do todo, ou seja um todo dividido em duas partes iguais. Expliquei também que o denominador (parte de baixo) era a representação de quantas vezes aquele todo (no caso o chocolate) foi dividido, e a parte de cima (numerador) representava o que cada um ia pegar para si. A partir desse entendimento, pedi então para os alunos dividirem a barra em 4 partes iguais, e assim por diante. A cada parte do processo que os alunos faziam eu conversava com eles e explicava como se pronunciava a leitura e como a mesma ficava representada.
Os alunos se envolveram completamente durante a atividade, e além de dividir os chocolates, a turma ainda aprendeu a escrever em forma de fração e usar a nomenclatura correta para cada uma delas (½ um meio; 1/3 um terço, ¼ um quarto, etc.). No término da atividade, puderam se deliciar comendo as barras de chocolate. A frase mais ouvida nesse momento era “Que aula gostosa!”.
Os alunos do 4° ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, participaram de uma experiência bastante saborosa, envolvendo barras de chocolate para descobrirem na prática o que são frações.
Pensando na melhor forma de trabalhar o conteúdo que é de difícil entendimento dos alunos trouxe para a sala de aula a ideia de trabalhar as frações com barras de chocolate. A intenção principal era que os alunos aprendessem a identificar que as frações são na verdade um todo dividido em partes iguais. Sendo assim, primeiramente pedi para os alunos formarem duplas e entreguei para cada dupla uma barra de chocolate. Feito isso, os alunos primeiramente teriam de dividir aquela barra “o todo” em duas partes iguais, formando a fração ½. Conversei com eles e expliquei que cada metade da barra era uma parte do todo, ou seja um todo dividido em duas partes iguais. Expliquei também que o denominador (parte de baixo) era a representação de quantas vezes aquele todo (no caso o chocolate) foi dividido, e a parte de cima (numerador) representava o que cada um ia pegar para si. A partir desse entendimento, pedi então para os alunos dividirem a barra em 4 partes iguais, e assim por diante. A cada parte do processo que os alunos faziam eu conversava com eles e explicava como se pronunciava a leitura e como a mesma ficava representada.
Os alunos se envolveram completamente durante a atividade, e além de dividir os chocolates, a turma ainda aprendeu a escrever em forma de fração e usar a nomenclatura correta para cada uma delas (½ um meio; 1/3 um terço, ¼ um quarto, etc.). No término da atividade, puderam se deliciar comendo as barras de chocolate. A frase mais ouvida nesse momento era “Que aula gostosa!”.
Comentários
Postar um comentário