PROPOSTAS DO VAMOS LER CONTRIBUI PARA AÇÕES EM PROL DO MEIO AMBIENTE

AUTORA
Professora Rita Josiane Gasparelo, 5º ano

A Escola Rural Municipal São Braz, Ipiranga-PR em parceria com o Projeto Vamos Ler “a Rede” saúde no espaço escolar é concebida como um ambiente de vida da comunidade em que está inserida a escola, cujo referencial para ação deve ser o desenvolvimento do educando, como expressão de saúde, com base em uma prática pedagógica participativa, tendo como abordagem metodológica a educação em saúde transformadora4ed e o Programa Agrinho Edição 2021, incentivaram os professores, alunos e seus familiares a desenvolverem práticas simples que ajudam a cuidar do nosso planeta.

Segundo a coordenadora Rita Josiane Gasparelo todas as turmas desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental 5º ano desenvolveram ações como: Cuidados com os animais, alimentação saudável; higiene bucal e água: como economizar, racionar e cuidar desse bem precioso para o ser humano.

Os conteúdos foram alinhados a BNCC, oportunizando aos educandos momentos de compartilhamento de experiências como seus pais e demais colegas de turma. Nesse sentido, a educação ambiental tem um papel muito importante, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade ambiental, como a preservação dos mananciais e rios, da mata ciliar, e também quanto à prestação dos serviços públicos básicos, como acesso à água tratada e coleta e tratamento de esgoto.

Na Educação Infantil os temas abordados foram relacionados á Saúde; alimentação saudável; higiene bucal. Conceitos e valores importantes para a para a promoção da saúde. Trabalhar este tema na modalidade remota traz a tona o espaço familiar e escolar, os quais são concebidos como um ambiente de vida da comunidade em que está inserida a escola, cujo referencial para ação deve ser o desenvolvimento do educando, como expressão de saúde, com base em uma prática pedagógica participativa, tendo como abordagem metodológica a educação em saúde transformadora.

A diretora da Escola São Braz descreve que “trabalhar com temas que promovam a saúde e a preservação do Meio Ambiente podem contribuir para solucionarmos diversas questões, como fortalecer a compreensão do papel da água no desenvolvimento sustentável, Essas são questões atuais que contribuem para a solução de problemas globais e que, portanto, são responsabilidades de todos em especial para os alunos que residem na Zona Rural, como é o caso dos nossos”.

A Escola São Braz agradece; a participação dos pais, o envolvimento dos alunos, a parceria com o Projeto Vamos Ler aRede e o programa Agrinho bem como a responsabilidade e seriedade com que os temas foram abordados pela equipe docente.

                                                         REGISTROS DO QUINTO ANO 👇


























REGISTROS DO QUARTO ANO 👇


























REGISTROS DO TERCEIRO ANO 👇

























REGISTROS DO SEGUNDO ANO 👇




















REGISTROS DO PRIMEIRO ANO 👇


















REGISTROS DO INFANTIL IV 👇













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana dos Verbos

Roda de leitura

Gratidão é tema de vídeoaula do Vamos Ler e Continental