Meio ambiente

AUTORA
Professora Andreia Schechenski Antunes, 5º ano A

Para iniciar as atividades do projeto oferecido pelo “PEA Campo limpo” apliquei na turma do 5º ano A o jogo “Quem sou eu” oferecido pelo próprio PEA, o qual consistia na colagem de fichas na testa, e com o auxilio e dicas dos colegas deveriam descobrir o que ele estava representando.

As fichas do jogo eram compostas, pelas fazes da logística reversa, como o que podia ser separado, as fazes de separação, de onde a matéria prima era retirada e até mesmo a indústria que forneceu o material. O jogo auxiliou os alunos a entender melhor como funciona a coleta e a separação dos materiais antes de ir para reciclagem.

Além da diversão e o fácil entendimento sobre como funciona a reciclagem, seus benefícios e sua importância, percebi como os alunos se dedicaram em ajudar os colegas a descobrir o que ele estava representando, as dicas que eram lançadas eram muito criativas, eles tentavam se aproximar ao máximo daquilo que a ficha representava, e o desejo de ajudar o próximo ficou cada vez mais explícito no decorrer do jogo.

Com o jogo os alunos desenvolveram o espírito de cooperação, trabalharam todos juntos em função de ajudar os colegas, também entenderam que muitas vezes a resposta não pode ser lançada logo de primeira, que antes disso é preciso o estimulo a curiosidade em descobrir. Que a imaginação deve ser lançada ao auto pra se conseguir aquilo que deseja.

O jogo despertou no 5º ano A várias ideias de reciclagem, e como ajudar nosso meio ambiente, também trouxe a todos a vontade em começar com pequenos atos, a mudar os nossos hábitos, e com o passar do tempo isso se torne rotina dentro do dia a dia de cada um.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana dos Verbos

Roda de leitura

Gratidão é tema de vídeoaula do Vamos Ler e Continental