JOGO: GRAU DO SUBSTANTIVO
AUTORA
Professora: Marciele Bttencourt, 4º ano A
Os alunos do 4° ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, participaram de uma atividade lúdica, através do jogo “grau do substantivo”.
Antes do jogo, foi previamente trabalhado com os alunos sobre a flexão dos substantivos, em seu grau, aumentativo e diminuitivo. Por exemplo um “menininho” é a forma sintética de dizer “menino pequeno”, que, por sua vez, é uma forma de expressar a mesma grandeza. Existem alguns exemplos de flexão de grau muito comuns, como amigo- amigão – amiguinho, porém existem outros que não são muito conhecidos pelas crianças, como voz- vozinha -vozeirão. Através do jogo as crianças puderam compreender melhor como funciona essa flexão nos substantivos.
Para a organização da turma, foi feito um semi-círculo, e cada um recebeu uma cartela contendo nove palavras. O bingo confeccionado era composto por 20 cartelas, sendo assim os estudantes puderam jogar individualmente.
Coordenei a atividade seguindo as orientações de Grando (2004), que defende que o primeiro momento do jogo deve ser a identificação do material e a simulação das jogadas. Esperei, portanto, que eles fizessem o reconhecimento do material, familiarizando-se com ele. O jogo todo continha um saco com 32 fichas, com algumas frases, por exemplo “diminuitivo de anel”. Após o sorteio da frase, os alunos procuravam a palavra em sua cartela e quem completasse a cartela primeiro ganhava um prêmio.
Desenvolver essa atividade com os alunos do 4º ano foi uma experiência muito rica e prazerosa, pois pude perceber que os alunos se envolveram com a atividade. Além disso, posso destacar que os alunos alcançaram os objetivos propostos, compreendendo melhor o conteúdo.
Professora: Marciele Bttencourt, 4º ano A
Os alunos do 4° ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, participaram de uma atividade lúdica, através do jogo “grau do substantivo”.
Antes do jogo, foi previamente trabalhado com os alunos sobre a flexão dos substantivos, em seu grau, aumentativo e diminuitivo. Por exemplo um “menininho” é a forma sintética de dizer “menino pequeno”, que, por sua vez, é uma forma de expressar a mesma grandeza. Existem alguns exemplos de flexão de grau muito comuns, como amigo- amigão – amiguinho, porém existem outros que não são muito conhecidos pelas crianças, como voz- vozinha -vozeirão. Através do jogo as crianças puderam compreender melhor como funciona essa flexão nos substantivos.
Para a organização da turma, foi feito um semi-círculo, e cada um recebeu uma cartela contendo nove palavras. O bingo confeccionado era composto por 20 cartelas, sendo assim os estudantes puderam jogar individualmente.
Coordenei a atividade seguindo as orientações de Grando (2004), que defende que o primeiro momento do jogo deve ser a identificação do material e a simulação das jogadas. Esperei, portanto, que eles fizessem o reconhecimento do material, familiarizando-se com ele. O jogo todo continha um saco com 32 fichas, com algumas frases, por exemplo “diminuitivo de anel”. Após o sorteio da frase, os alunos procuravam a palavra em sua cartela e quem completasse a cartela primeiro ganhava um prêmio.
Desenvolver essa atividade com os alunos do 4º ano foi uma experiência muito rica e prazerosa, pois pude perceber que os alunos se envolveram com a atividade. Além disso, posso destacar que os alunos alcançaram os objetivos propostos, compreendendo melhor o conteúdo.
Comentários
Postar um comentário