MATERIAL EM 3D FACILITA ESTUDO SOBRE SISTEMA SOLAR
Professora Jucimara de Jesus Lima Travensoli, 4º ano A. Escola Rural Municipal São Braz
Os alunos do 4° ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, participaram de uma atividade lúdica, através da construção de uma maquete do Sistema Solar.
Após estudarmos o Sistema Solar notei que os alunos apresentavam dificuldade de compreensão com relação ao tema, pois o mesmo exigia um alto grau de abstração, o que causava uma barreira na aprendizagem. Para eliminar tal barreira, elaboramos uma construção de um modelo interativo em 3D do Sistema Solar. A ideia era construir um material acessível que proporcionasse aos estudantes um aprendizado significativo e de forma lúdica, e também que garantisse a participação de toda a turma durante a aprendizagem.
Após explorado as características principais do Sistema Solar e identificado as informações sobre cada planeta, foi feito a distribuição do material para os alunos (bolas de isopor, tinta guache, pincel, caixa de papelão, e.v.a) para a confecção da maquete. Após a construção da maquete foi dividido os alunos em dois grupos para realizar um Quiz de verdadeiro ou falso, com a utilização do Sistema Solar interativo. Após a pergunta feita pela professora, os alunos deveriam responder ao questionário, levantando uma placa indicativa de verdadeiro ou falso. A decisão final era do grupo, o que contribuiu para proporcionar a escuta do outro e o trabalho em equipe.
A utilização do material e jogo lúdico foi essencial para a garantia de uma aprendizagem mais significativa e divertida, pois percebi que a turma ficou muito empolgada e demonstrou um excelente conhecimento e apreensão do conteúdo durante o Quiz.
Os alunos do 4° ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, participaram de uma atividade lúdica, através da construção de uma maquete do Sistema Solar.
Após estudarmos o Sistema Solar notei que os alunos apresentavam dificuldade de compreensão com relação ao tema, pois o mesmo exigia um alto grau de abstração, o que causava uma barreira na aprendizagem. Para eliminar tal barreira, elaboramos uma construção de um modelo interativo em 3D do Sistema Solar. A ideia era construir um material acessível que proporcionasse aos estudantes um aprendizado significativo e de forma lúdica, e também que garantisse a participação de toda a turma durante a aprendizagem.
Após explorado as características principais do Sistema Solar e identificado as informações sobre cada planeta, foi feito a distribuição do material para os alunos (bolas de isopor, tinta guache, pincel, caixa de papelão, e.v.a) para a confecção da maquete. Após a construção da maquete foi dividido os alunos em dois grupos para realizar um Quiz de verdadeiro ou falso, com a utilização do Sistema Solar interativo. Após a pergunta feita pela professora, os alunos deveriam responder ao questionário, levantando uma placa indicativa de verdadeiro ou falso. A decisão final era do grupo, o que contribuiu para proporcionar a escuta do outro e o trabalho em equipe.
A utilização do material e jogo lúdico foi essencial para a garantia de uma aprendizagem mais significativa e divertida, pois percebi que a turma ficou muito empolgada e demonstrou um excelente conhecimento e apreensão do conteúdo durante o Quiz.
Comentários
Postar um comentário