Dia do poema
Professora Jucimara de Jesus Lima Travensoli, 4º Ano A. Escola Rural Municipal São Braz
Os alunos do 4º Ano da Escola Rural Municipal São Braz, sob orientação da professora Jucimara Travensoli desenvolveram atividades relacionadas ao estudo de poemas.
Primeiramente foi estudado as características principais do gênero textual poema, bem como estrofes, versos, rimas e ritmo. A partir desse estudo, foi apresentado aos alunos poemas de autores conhecidos, e também realizado pela professora a leitura declamada de alguns deles.
Em um segundo momento foi proposto aos alunos que realizassem em casa, uma pesquisa por poemas de seu interesse, com a ajuda de algum familiar. Após a pesquisa foi realizado em sala de aula uma roda de leituras, onde cada aluno declamava o poema escolhido para os demais colegas. A partir da leitura de cada poema foi feito uma reflexão a cerca do mesmo. Neste momento percebi o quanto os poemas mexiam com a emoção e sentimento dos alunos. Cada aluno pode assim se expressar, falar sobre a leitura realizada e a parte que mais gostaram de cada poema.
Os alunos do 4º Ano da Escola Rural Municipal São Braz, sob orientação da professora Jucimara Travensoli desenvolveram atividades relacionadas ao estudo de poemas.
Primeiramente foi estudado as características principais do gênero textual poema, bem como estrofes, versos, rimas e ritmo. A partir desse estudo, foi apresentado aos alunos poemas de autores conhecidos, e também realizado pela professora a leitura declamada de alguns deles.
Em um segundo momento foi proposto aos alunos que realizassem em casa, uma pesquisa por poemas de seu interesse, com a ajuda de algum familiar. Após a pesquisa foi realizado em sala de aula uma roda de leituras, onde cada aluno declamava o poema escolhido para os demais colegas. A partir da leitura de cada poema foi feito uma reflexão a cerca do mesmo. Neste momento percebi o quanto os poemas mexiam com a emoção e sentimento dos alunos. Cada aluno pode assim se expressar, falar sobre a leitura realizada e a parte que mais gostaram de cada poema.
Concluindo esse trabalho podemos perceber o quanto é necessário oferecer esses momentos em sala de aula, para tornar a leitura mais agradável e a transformá-la em um hábito. De forma descontraída, os poemas estimulam e fazem isso, desenvolvendo a criatividade e a aprendizagem dos alunos.
Comentários
Postar um comentário