Roda de leitura
Bruna Aparecida Gasparelo, 5º Ano A. Escola Rural Municipal São Braz
Sabendo da importância da leitura para o processo de aprendizagem, os alunos do 5º Ano da Escola Rural Municipal São Braz, sob orientação da professora Bruna Gasparelo realizaram uma roda de leitura, com o intuito de estimular o hábito de ler, bem como possibilitar um momento de interação dando significado ao texto lido.
No decorrer da semana, os estudantes realizaram a leitura prévia do livro selecionado de acordo com o interesse de cada um. Então, na data combinada, cada estudante trouxe seu livro para que realizássemos a roda da leitura.
Nesta atividade, cada aluno partilhou com os seus colegas características do seu livro, como título da obra, leitor e realizaram a contação da história lida por eles, utilizando para isso, as próprias ilustrações do livro. Após, os alunos também partilharam o que mais gostaram, o que poderia ser diferente e também se indicariam o livro, explanando assim, sua opinião a cerca da obra.
Dando continuidade, também realizamos a leitura coletiva de um livro e os estudantes selecionaram novos títulos para ler em duplas ou em pequenos grupos. Foi possível notar, a organização dos alunos para que este fosse um momento divertido e prazeroso. Notou-se também que, durante a leitura livre, os alunos se organizaram para que todos pudessem ler um trecho da história, dividiram os personagens para fazer vozes diferentes e interagiram entre si.
A leitura é uma prática rotineira, dessa forma, precisamos sempre inovar no método ou até mesmo no lugar onde será realizada, estimulando assim o gosto pela mesma. Ler é essencial, pois estimula à escrita, a comunicação, a interação, a criatividade e nos permite viajar pelo mundo da imaginação.
Sabendo da importância da leitura para o processo de aprendizagem, os alunos do 5º Ano da Escola Rural Municipal São Braz, sob orientação da professora Bruna Gasparelo realizaram uma roda de leitura, com o intuito de estimular o hábito de ler, bem como possibilitar um momento de interação dando significado ao texto lido.
No decorrer da semana, os estudantes realizaram a leitura prévia do livro selecionado de acordo com o interesse de cada um. Então, na data combinada, cada estudante trouxe seu livro para que realizássemos a roda da leitura.
Nesta atividade, cada aluno partilhou com os seus colegas características do seu livro, como título da obra, leitor e realizaram a contação da história lida por eles, utilizando para isso, as próprias ilustrações do livro. Após, os alunos também partilharam o que mais gostaram, o que poderia ser diferente e também se indicariam o livro, explanando assim, sua opinião a cerca da obra.
Dando continuidade, também realizamos a leitura coletiva de um livro e os estudantes selecionaram novos títulos para ler em duplas ou em pequenos grupos. Foi possível notar, a organização dos alunos para que este fosse um momento divertido e prazeroso. Notou-se também que, durante a leitura livre, os alunos se organizaram para que todos pudessem ler um trecho da história, dividiram os personagens para fazer vozes diferentes e interagiram entre si.
A leitura é uma prática rotineira, dessa forma, precisamos sempre inovar no método ou até mesmo no lugar onde será realizada, estimulando assim o gosto pela mesma. Ler é essencial, pois estimula à escrita, a comunicação, a interação, a criatividade e nos permite viajar pelo mundo da imaginação.
Comentários
Postar um comentário