Dinâmica dos sólidos geométricos
Professora Jucimara de Jesus Lima Travensoli, 4º Ano A. Escola Rural Municipal São Braz.
Os alunos do 4° ano - A da Escola Rural Municipal São Braz, orientados pela professora Jucimara Travensoli, realizaram um estudo prático sobre os sólidos geométricos. O principal objetivo era instigar a aprendizagem dos alunos acerca do tema e demonstrar a importância desses conceitos para seu processo de aprendizagem contínua.
Primeiramente foi realizado com os alunos um estudo teórico sobre o tema, onde os alunos puderam conhecer alguns conceitos, bem como identificação de sólidos geométricos e diferenciação entre corpos redondos e poliedros, e também a análise sobre suas faces, vértices e arestas. A partir desse primeiro estudo, foi solicitado que os alunos que trouxessem de casa alguns objetos, caixas, que lembrassem esses sólidos, para assim fazermos uma atividade prática. Atividade essa envolvendo a classificação dos sólidos por suas características.
Dando sequência nas atividades foi realizado com os alunos um desafio, onde deveriam desmontar o objeto/caixinha trazido por eles, observando sua planificação e contornando-a numa folha de papel sulfite. Num segundo momento eles teriam que recortá-la e montá-la de uma forma diferente.
Por fim os alunos realizaram uma atividade com dobradura e montagem de sólidos geométricos, e fizeram sua identificação. Atividade esta que despertou ainda mais o interesse dos alunos pela geometria.
A participação e interesse deles pelo tema foi notória e teve um impacto positivo na aprendizagem.
Os alunos do 4° ano - A da Escola Rural Municipal São Braz, orientados pela professora Jucimara Travensoli, realizaram um estudo prático sobre os sólidos geométricos. O principal objetivo era instigar a aprendizagem dos alunos acerca do tema e demonstrar a importância desses conceitos para seu processo de aprendizagem contínua.
Primeiramente foi realizado com os alunos um estudo teórico sobre o tema, onde os alunos puderam conhecer alguns conceitos, bem como identificação de sólidos geométricos e diferenciação entre corpos redondos e poliedros, e também a análise sobre suas faces, vértices e arestas. A partir desse primeiro estudo, foi solicitado que os alunos que trouxessem de casa alguns objetos, caixas, que lembrassem esses sólidos, para assim fazermos uma atividade prática. Atividade essa envolvendo a classificação dos sólidos por suas características.
Dando sequência nas atividades foi realizado com os alunos um desafio, onde deveriam desmontar o objeto/caixinha trazido por eles, observando sua planificação e contornando-a numa folha de papel sulfite. Num segundo momento eles teriam que recortá-la e montá-la de uma forma diferente.
Por fim os alunos realizaram uma atividade com dobradura e montagem de sólidos geométricos, e fizeram sua identificação. Atividade esta que despertou ainda mais o interesse dos alunos pela geometria.
A participação e interesse deles pelo tema foi notória e teve um impacto positivo na aprendizagem.
Comentários
Postar um comentário