Confecção de brinquedos com materiais recicláveis

AUTORA
Professora Bruna Aparecida Gasparelo, 4º ano

Nosso planeta enfrenta diversos problemas ambientais e a escola, tem uma importante função de conscientizar nossas crianças sobre a sua responsabilidade na construção de um mundo melhor.

Dessa forma, em parceria com o projeto Campo Limpo, foram desenvolvidas atividades referentes aos resíduos sólidos e a importância da economia circular para a atualidade, diante desta temática os alunos trabalharam diversas propostas de leituras, conversas orientadas bem como, a identificação das fontes de resíduos em suas casas. Além disso, os estudantes do quarto e quinto ano relataram ideias para diminuir a quantidade de resíduos gerados a partir dos produtos que consumimos.

Então, para concretização dessa temática os alunos foram orientados a confeccionar brinquedos com materiais recicláveis (resíduos sólidos) que encontrassem em sua casa e que acabaria indo parar no lixo. Todos utilizaram sua criatividade, resultando assim na confecção de carrinhos, bilboquê, vai e vem, entre outros.

A atividade foi um sucesso com as crianças, que contaram com a participação da família para montar o brinquedo e se divertirem juntos. Neste período de distanciamento social o desenvolvimento de atividades pedagógicas com teor lúdico, leva alegria e diversão para os alunos, que muitas vezes tem apenas os familiares que moram em sua casa para brincar.

O objetivo deste trabalho foi atingido relata a professora do quarto ano Bruna Aparecida Gasparelo, pois, todos os brinquedos produzidos foram confeccionados com materiais recicláveis e o ponto forte foi à possibilidade de brincar com o brinquedo criado pelo próprio aluno.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana dos Verbos

Roda de leitura

Gratidão é tema de vídeoaula do Vamos Ler e Continental