Tradições culturais da festa junina são resgatadas durante a pandemia

AUTORA
Coordenadora pedagógica Rita Josiane Gasparelo

No mês de julho, os alunos da Escola Rural Municipal São Braz - Educação Infantil e Ensino Fundamental realizaram atividades resgatando as tradições juninas. As atividades tinham como objetivo vivenciar, mesmo que em casa algumas das brincadeiras, músicas, danças, caracterização e comidas típicas, dessa tradicional festa realizada na comunidade escolar.

As turmas da Educação Infantil IV e V trabalharam a música “Pula-pula pipoquinha” cantando e dançando com muito entusiasmo. Já os alunos do 1° e 2° ano conheceram e recitaram as quadrinhas “Cai cai balão e Capelinha de melão”. Por fim as turmas 3°, 4° e 5° ano, realizaram o resgate das brincadeiras tradicionais como pescaria, jogo de argolas, corrida de saco, entre outras.

A devolutiva das atividades ocorreu por meio de fotos e vídeos, onde conseguimos perceber a participação da família na caracterização, assim como, na elaboração de materiais para a realização das brincadeiras.

Enquanto Educadores, notamos que essencial a realização do resgate das tradições juninas, pois, ao promover estes momentos de descontração levamos alegria e diversão para as crianças e suas famílias.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana dos Verbos

Roda de leitura

Gratidão é tema de vídeoaula do Vamos Ler e Continental