A Magia da Porcentagem

AUTORA
Professora Andreia Schechenski Antunes, 5º ano

Assim que iniciei o conteúdo Porcentagem com o 5º ano, percebi que os alunos tinham um certo receio quanto a matéria. Ensinando do jeito tradicional as famosas continhas de porcentagem, os alunos se sentiam inseguros quanto ao resultado e quando se iniciava as atividades da mesma, todos ficavam com medo achando o conteúdo muito complicado.

Dias antes de aplicar a avaliação, com forma de revisão apliquei o jogo “Magia da Porcentagem”, onde o mesmo funcionava da seguinte forma. O jogo era composto pelo dado dos valores de 100 a 600, e a caixinha da porcentagem, com valores variados do 5% até 100%. Ensinei a eles a forma de multiplicar a porcentagem pelo número de centenas. Ex: Se o valor retirado era de 500 e a porcentagem 30 % então soma- se 30+30+30+30+30= 150 que é 30% de 500, desta forma todos conseguiam calcular a porcentagem mentalmente. Para iniciar o jogo, os alunos foram divididos em dois grupos na sala onde um sorteava o valor e o outro sorteava a porcentagem. Aquele grupo que achava o resultado da porcentagem primeiro marcava ponto.

Os alunos com espírito de competição se esforçavam ao máximo para achar o resultado e ajudar o colega pertencente ao seu grupo. Conforme o jogo foi se passando, foram ficando cada vez mais ágeis para responder, aprendendo assim de forma lúdica aquilo que antes, quando pronunciado provocava receio em todos.

O jogo por sua vez traz raciocínio lógico as crianças, faz com elas recebam a matéria de forma prazerosa, desenvolve sentidos, habilidades e a percepção. O jogo durou duas aulas e quando chegou o tempo de finalizar, todos queriam continuar jogando, porque acharam divertido e mais fácil de compreender a porcentagem, e claro que depois vieram ótimos resultados na avaliação de todos.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana dos Verbos

Gratidão é tema de vídeoaula do Vamos Ler e Continental

Dia das Mães