Alimentação Saudável

AUTORA
Professora Marciele Bittencourt, 4º ano A e 5º ano A

Os alunos do 4º ano A e 5º ano A da Escola Rural Municipal São Braz, em Ipiranga-PR, desenvolveram algumas atividades voltadas para a alimentação saudável. Sabemos da importância de se trabalhar tal tema, ainda mais na idade em que os alunos se encontram, que é a fase de crescimento e desenvolvimento. Dando início as atividades escrevi no quadro: Você está se alimentando bem? A ideia central era descobrir se os alimentos pelos alunos ingeridos eram a maioria saudáveis ou não. Descobri que muitos são seletivos e que comem muitos produtos industrializados.

Expliquei para eles que uma alimentação saudável é aquela que dá ao seu corpo os nutrientes necessários para funcionar corretamente e para obter a nutrição adequada com a sua alimentação, você deve consumir a maior parte de suas calorias diárias em: frutas frescas, vegetais frescos, grãos integrais, leguminosas, nozes, proteínas magras. Então expliquei que a pirâmide alimentar pode ser usada para orientar sobre como compor uma alimentação saudável de forma equilibrada, adequada, variada, moderada, harmoniosa e colorida. Ela orienta a quantidade de alimentos a serem consumidos diariamente em proporções adequadas.

Logo após, assistimos a 5ª videoaula da parceria entre o Vamos Ler – Geração Digital, iniciativa de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede, em parceria com a cooperativa de saúde Unimed Ponta Grossa, com o mesmo tema. Com este os alunos puderam compreender melhor sobre a pirâmide alimentar. Após comentarmos sobre o vídeo realizamos as atividades. Montamos uma pirâmide alimentar através de colagens e fixamos na parede.

Realizamos o jogo: “tabuleiro das refeições” no qual os alunos foram até o saguão, colocamos uma espécie de tabuleiro gigante no chão com casas e um dado para sorteio. Esse jogo tem por objetivo jogar o dado, sair da partida, fazer a leitura das orientações durante o trajeto e fazer o que se pede e chegar ao fim primeiro. Regras: No início da partida, escolhe-se um de cada turma e posicionados na linha de chegada. Na sua vez, a criança joga o dado e anda até a próxima casa que tenha o número sorteado. Algumas posições têm ações específicas, são perguntas, se acertar anda, se errar volta casas ou permanece, outras diz: “refrigerante todo dia não é bom volta duas casas”, assim por diante, todas as orientações são referentes a alimentação saudável. Como tarefa os alunos realizaram uma receita saudável e enviaram fotos no grupo, teve suco natural, docinho e torta de casca de banana, entre outros.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana dos Verbos

Roda de leitura

Gratidão é tema de vídeoaula do Vamos Ler e Continental