STOP DA MATEMÁTICA

Professora Jucimara de Jesus Lima Travensoli, 4º ano A. Escola Rural Municipal São Braz


Para a organização da turma, foi feito um semicírculo, e cada aluno recebeu um tabuleiro de um jogo popularmente conhecido como “STOP”. Este jogo normalmente usa folhas/tabuleiro e um lápis, e podem participar vários jogadores. Sua meta é que os jogadores preencham todas as categorias corretamente e mais rápido que os adversários. Sendo assim, um número era ditado pela professora, e com aquele número cada jogador tinha que preencher os quadros da linha de acordo com o solicitado na coluna, sempre com base no último número preenchido. As categorias escolhidas foram com base nos conteúdos trabalhados anteriormente, bem como antecessor, sucessor, números pares ou ímpares, cálculo mental de adição, subtração e multiplicação.

Após o número ditado, era dado início na partida e quem fosse o primeiro a colocar todos os produtos dizia STOP! (que quer dizer “Pare!”, em inglês). Cada jogador fazia a conferência da jogada e marcava o número de acertos.

O jogo despertou interesse, atenção e muita agilidade por parte dos alunos. Neste jogo eles puderam relembrar os conteúdos abordados em sala, além de facilitar o ensino, por ajudar no raciocínio lógico e absorção dos conteúdos.

Desenvolver essa atividade com os alunos do 4º ano foi uma experiência muito rica e prazerosa, pois pude perceber que os alunos se envolveram com a atividade. Além disso, posso destacar que através desses jogos podemos trazer uma aprendizagem significativa, porque além de os estudantes explorarem o raciocínio lógico ainda trabalha questões de socialização.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana dos Verbos

Roda de leitura

Gratidão é tema de vídeoaula do Vamos Ler e Continental