Gamificação: quiz sobre o Sistema Respiratório e Circulatório
Professora Bruna Aparecida Gasparelo, 5º Ano A. Escola Rural Municipal São Braz
Durante as aulas da disciplina de Ciências os alunos do 5º Ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, realizaram atividades teóricas envolvendo os sistemas respiratório e circulatório, afim de reconhecer o corpo humano como um todo integrado, bem como os órgãos e funções.
Após este momento de estudo, foi proposto aos estudantes uma atividade que envolve uma metodologia ativa, a gamificação. Nesta atividade, cada aluno acessava a plataforma online do quiz através de um QR code. Então, deveriam colocar seu apelido (o nome com o qual participariam do jogo), bem como personalizar seu personagem.
Nesta atividade, foram propostas dez questões sobre o sistema respiratório e circulatório. As questões eram de múltipla escolha ou verdadeiro falso. Para responder ao quiz, cada estudante realizava a leitura da questão e clicava na alternativa que considerava correta. Conforme, o acerto e o tempo gasto para responder cada questão, eles ganhavam uma pontuação. Ao final da questão, era possível observar um ranking com as melhores pontuações. O vencedor, era o aluno que ao termino da atividade obteve a maior pontuação.
Vale salientar que s questões foram sugestões dos alunos, conforme o que estudamos em sala de aula. O quiz foi utilizado como síntese integradora da aula, um momento de revisão do que estudamos. Além disso, foi um momento de muito entusiasmo, alegria e concentração afinal os estudantes queriam acertar.
Foi possível notar o empenho e dedicação de cada um dos estudantes para com a atividade. A tecnologia faz parte da vida de nossos alunos, então a gamificação é um atrativo que, quando utilizada de maneira consciente e com intuito pedagógico pode contribuir de forma muito positiva para a aprendizagem.
Vale salientar que a atividade só foi possível, pois os professores e funcionários emprestaram aos alunos seus celulares ou tablets, nos mostrando que a união de todos faz a diferença no cotidiano de nossos alunos.
Durante as aulas da disciplina de Ciências os alunos do 5º Ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, realizaram atividades teóricas envolvendo os sistemas respiratório e circulatório, afim de reconhecer o corpo humano como um todo integrado, bem como os órgãos e funções.
Após este momento de estudo, foi proposto aos estudantes uma atividade que envolve uma metodologia ativa, a gamificação. Nesta atividade, cada aluno acessava a plataforma online do quiz através de um QR code. Então, deveriam colocar seu apelido (o nome com o qual participariam do jogo), bem como personalizar seu personagem.
Nesta atividade, foram propostas dez questões sobre o sistema respiratório e circulatório. As questões eram de múltipla escolha ou verdadeiro falso. Para responder ao quiz, cada estudante realizava a leitura da questão e clicava na alternativa que considerava correta. Conforme, o acerto e o tempo gasto para responder cada questão, eles ganhavam uma pontuação. Ao final da questão, era possível observar um ranking com as melhores pontuações. O vencedor, era o aluno que ao termino da atividade obteve a maior pontuação.
Vale salientar que s questões foram sugestões dos alunos, conforme o que estudamos em sala de aula. O quiz foi utilizado como síntese integradora da aula, um momento de revisão do que estudamos. Além disso, foi um momento de muito entusiasmo, alegria e concentração afinal os estudantes queriam acertar.
Foi possível notar o empenho e dedicação de cada um dos estudantes para com a atividade. A tecnologia faz parte da vida de nossos alunos, então a gamificação é um atrativo que, quando utilizada de maneira consciente e com intuito pedagógico pode contribuir de forma muito positiva para a aprendizagem.
Vale salientar que a atividade só foi possível, pois os professores e funcionários emprestaram aos alunos seus celulares ou tablets, nos mostrando que a união de todos faz a diferença no cotidiano de nossos alunos.
Comentários
Postar um comentário