Maquete “ciclo hidrológico”

Professora: Bruna Aparecida Gasparelo, 5º Ano A. Escola Rural Municipal São Braz

Nas aulas da disciplina de Ciências os alunos do 5º Ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, realizaram atividades teóricas envolvendo o ciclo hidrológico e a importância da cobertura vegetal para preservação e conservação dos ambientes.

Após este momento de estudo, foi proposto aos estudantes uma atividade prática, a construção de uma maquete que representasse o ciclo hidrológico, utilizando materiais recicláveis e também aqueles que tivessem fácil acesso na escola, como: caixa de sapato, tinta guache, eva, e massinha de modelar.

Os alunos foram separados em grupos e, em um primeiro momento, decidiram o que cada um iria trazer para fazer o trabalho. Em uma data posterior, juntos, encontraram estratégias dividiram as tarefas e confeccionaram a maquete.

Durante todo o processo, foi possível notar o companheirismo e a ajuda mútua entre todos os estudantes, para que juntos conseguissem alcançar um resultado positivo. A atividade, foi interativa e utilizada como síntese integradora, a fim de analisar a compreensão dos alunos sobre as etapas do ciclo da água e a importância da cobertura vegetal, visto que, ao fim da atividade, eles deveriam nomear as etapas do ciclo da água e explicar brevemente o que haviam compreendido sobre a cobertura vegetal.

A construção de uma maquete é uma atividade valiosa, pois possibilita aos alunos aprender sobre o espaço representado e concretizar o conteúdo visto na teoria. Além disso, estimula o trabalho em grupo, respeito e companheirismos entre os membros.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gincana dos Verbos

Roda de leitura

Gratidão é tema de vídeoaula do Vamos Ler e Continental