Cadeia Alimentar
Professora Jucimara de Jesus Lima Travensoli, 4º ano A. Escola Rural Municipal São Braz
Os alunos do 4° ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, fizeram um trabalho prático envolvendo a cadeia alimentar. Primeiramente foi iniciado o conteúdo com uma roda de conversa, indagando os alunos sobre o que os seres vivos necessitam para viver. A partir desse contexto foi estudado o tema e após o aprendizado foi lançado para eles o desafio de construírem uma maquete representando uma Cadeia Alimentar. O objetivo da atividade lançada era para que os alunos verificassem e compreendessem a importância da cadeia alimentar, identificando os produtores, os consumidores e os decompositores, bem como também compreender que a manutenção da vida e do equilíbrio ecológico entre as populações depende da cadeia alimentar.
A turma foi separada em grupos, e os alunos utilizaram massinha de modelar, elementos da natureza, dentre outros materiais, além de muita criatividade para representar o conteúdo estudado em sala. Após o término do trabalho eles apresentaram para os demais colegas e também para as outras turmas da escola, explicando a função de cada componente no equilíbrio da cadeia.
Elaborar esse trabalho com os alunos foi muito significativo para a aprendizagem deles, além de se tornar uma ferramenta lúdica e visual que auxilia na compreensão de como funciona o ecossistema e a importância da biodiversidade.
Os alunos do 4° ano A, da Escola Rural Municipal São Braz, fizeram um trabalho prático envolvendo a cadeia alimentar. Primeiramente foi iniciado o conteúdo com uma roda de conversa, indagando os alunos sobre o que os seres vivos necessitam para viver. A partir desse contexto foi estudado o tema e após o aprendizado foi lançado para eles o desafio de construírem uma maquete representando uma Cadeia Alimentar. O objetivo da atividade lançada era para que os alunos verificassem e compreendessem a importância da cadeia alimentar, identificando os produtores, os consumidores e os decompositores, bem como também compreender que a manutenção da vida e do equilíbrio ecológico entre as populações depende da cadeia alimentar.
A turma foi separada em grupos, e os alunos utilizaram massinha de modelar, elementos da natureza, dentre outros materiais, além de muita criatividade para representar o conteúdo estudado em sala. Após o término do trabalho eles apresentaram para os demais colegas e também para as outras turmas da escola, explicando a função de cada componente no equilíbrio da cadeia.
Elaborar esse trabalho com os alunos foi muito significativo para a aprendizagem deles, além de se tornar uma ferramenta lúdica e visual que auxilia na compreensão de como funciona o ecossistema e a importância da biodiversidade.
Comentários
Postar um comentário